Seja bem vindo!

Registraremos viagens comuns, de pessoas comuns. Mas como gostamos: livres, sem uma sequencia de compromissos e obrigações, decidimos o que fazer em cada lugar. Como na música de Kleiton & Kledir:
vou pra onde o vento vai...

...E aí
Seja o que for
Nós, ao sabor do vento...




domingo, 16 de janeiro de 2011

Barra do Chuí



Muitas vezes o vento nos leva onde está nosso desejo...

...e ele nos trouxe novamente para a Barra do Chuí, que é uma praia localizada no extremo sul do Brasil, sabe aquela pontinha do Rio Grande do Sul que praticamente entra no Uruguai? Aí!

Minha família de origem é daqui, por isso meu olhar é amoroso, dizem que até - tendencioso... tudo bem, posso olhar com os olhos do coração, mas a julgar pelo número de pessoas que "veraneiam" por aqui, não estou sozinha nessa...

Chega-se pelo Chuí, que é a divisa com o Uruguai. O Chuí tem o lado brasileiro e o lado Uruguaio, separado por um canteiro apenas. No lado brasileiro, nada de mais, mas no lado uruguaio - os Freeshops!!! Existe algo mais gostoso do que entrar e sair de loja em loja olhando e comprando o que precisa e o que não precisa, mas pode vir a precisar, então para prevenir...

O limite para compras é até o valor de U$300,00 por pessoa. Mas de moto, de que adianta limite? Mas a gente olha tudo como se pudesse carregar, não gasta e se diverte.

Este é um freeshop que acabou de inaugurar, lindo, com atendimento de primeira e com um abençoado ar condicionado!
Como toda a fronteira, um monte de gente "enlouquecida" percorrendo tudo... eles e nós! as vezes uma pausa para um "Pancho" (que é nosso cachorro quente , mas com uma salsicha ENORME!!) acompanhado de Pomelo e alfajores (eu gosto mais dos daqui do Uruguai). Ah! Ainda tem os folhados de marmelo na "Panaderia" da praça no lado uruguaio, se der sorte vão estar quentinhos... você vai se queimar, mas não aguenta esperar esfriar...
Não, nós não viajamos só para comer... mas dedicamos uma boa parte do nosso tempo da viagem para curtir o prazer que é experimentear alguma coisa nova da região ou comer coisas gostosas que trazem lembranças boas do que se viveu...

O povo uruguaio é doce e gentil, então é muito fácil conviver com eles... eles gostam dos brasileiros e isto faz toda a diferença!
Ao se despedirem nos desejam "suerte"... ou nos dizem: - merecem!

Por falar em povo amoroso, estamos aqui na Barra do Chuí... Ah, a Barra!!
A nossa família estava a nossa espera, na chegada, um churrasco de ovelha, aquele de gaúcho... e muita "Patrícia", a barrigudinha! (é a deliciosa cerveja do Uruguai).
Nossa família, como bons gaúchos que são, nos acolhe com todo o carinho, com a alegria de gente feliz! Quando vamos embora, sentimos uma saudade da gostosa da conversa na roda do chimarrão...

Aqui está o Farol mais lindo! Foi erguido em 1910 e funciona até hoje, consta que é o farol mais poderoso do Brasil, seu facho atinge 80 Km!
Não nos pergunte quantas vezes subimos e fotografamos, é quase um ritual...
Fica aberto à visitação duas vezes por semana e a vista lá de cima , depois de subir 30 metros de degraus, é maravilhosa! Ele fica no lado brasileiro, a sua direita está a Barra Uruguaia e a sua esquerda a Barra do Chuí.

Na foto da direita dá para ver o arroio, que é a marca divisória das duas Barras e fronteira Brasil-Uruguai Antes ele mudava de lugar na saída para o mar, mas agora está "preso" por molhes; ele fica imponente abaixo do farol, é lindo. Este ano, o arroio está tão baixo que dava para tomar banho com água pela cintura! Para quem gosta de água MUITO gelada!!!

Por fim, Iemanjá abençoa a todos que por aqui passam... Não é longe, vem prá Barra você também!













Nenhum comentário:

Postar um comentário